quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Acaba o monopólio da Globo para transmissão do Campeonato Brasileiro

O monopólio televisivo da Globo chegou ao fim. Ao menos, na preferência pelos direitos de transmissão do Brasileirão.

O Cade derrubou a cláusula de exclusividade que dava preferência à Rede Globo na negociação pelos direitos de TV do campeonato. O acordo começa a valer a partir de 2012.

A maioria dos conselheiros foi contra a preferência dada à Globo pelo Clube dos 13 por entender que estava configurada a prática de cartel.

Na atual sistema que segue em vigor até 2011, a Globo contava com uma série de pontos que a favoreciam. Mesmo que outra emissora oferecesse mais dinheiro pelos direitos do Campeonato Brasileiro, a Globo tinha a possibilidade de ser consultada e decidir se cobriria ou não a oferta.

Um comentário:

  1. Significado de Monopolio
    s.m. Privilégio legal ou de fato, que possui um indivíduo, uma companhia ou um governo de fabricar ou de vender certas coisas, de explorar certos serviços, de ocupar certos cargos: no Brasil, o Estado possui o monopólio da exploração petrolífera. / Comércio abusivo que consiste em um indivíduo ou um grupo tornar-se único possuidor de determinado gênero de mercadorias para, na falta de competidores, poder vendê-lo por preço exorbitante. / Posse exclusiva, propriedade de um só. / Fig. Pretensão de exclusividade: tem o monopólio da virtude.


    Sem mais...

    ResponderExcluir