quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Futuro incerto para o SBT com a crise do Panamericano

O grupo Silvio Santos está em crise. Anteontem, teve de investir 2,5 bilhões de reais no Banco Panamericano, do qual é controlador absoluto (51%) e tem sociedade com a Caixa Econômica (dona de 49% das ações), por causa de uma série de operações feitas pela equipe encabeçada por Rafael Paladino e que foram consideradas ilegais. Paladino é casado com a irmã de Íris Abravanel, a esposa de Silvio Santos.

http://p2.trrsf.com.br/econ/imgauto/PanAmericano_Daniel_Bennett_Futura-Press-619x464.jpg 

Onde o SBT entra na história

Para receber esses 2,5 bilhões de empréstimo do Banco Central, o grupo Silvio Santos teve de dar uma garantia. E dentre as garantias fornecidas, está o SBT. Leia-se que se Silvio não conseguir quitar a dívida do banco, a emissora pode ir a leilão.

O tamanho do rombo

A dívida é 5 vezes maior que o valor de mercado arrecadado anualmente pelo SBT (500 milhões). A situação se torna ainda mais dramática quando se observa que a emissora está dando prejuízo. Foram 40 milhões perdidos só no ano passado.

Intervenção agora é descartada

O Fundo Garantidor de Crédito, ligado ao Banco Central, negou a necessidade de uma interferência do governo no grupo Silvio Santos agora. Isso significa que, com exceção do Panamericano, nenhuma das empresas do grupo está envolvida na crise.

Encontro de Silvio com Lula não tem relação 

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/09/22/silvio_300-editada.jpg 
 Silvio em sua visita ao Palácio do Planalto

A assessoria de comunicação da Presidência tratou de negar que o recente encontro entre Lula e Silvio Santos tenha relação com a situação do Panamericano. O encontro seu deu para tratar apenas do Teleton, evendo que Lula deu um cano e não participou.

Presidente da Bovespa chama situação de lamentável

A situação do Panamericano é considerada lamentável pelo presidente da BM&F Bovespa, Edemir Pinto.

Numa primeira análise, Edemir Pinto diagnosticou o problema como uma falha de governança corporativa da instituição controlada pelo Grupo Silvio Santos, que tem suas ações negociadas no nível 1 da bolsade São Paulo.

Como uma empresa listada na Bolsa, o PanAmericano tem de estar funcionando em linha com os princípios de governança corporativa para que surpresas dessa natureza deixem de existir no nosso país, disse.

Apesar disso, o presidente da Bovespa acredita que os impactos da descoberta dos erros contábeis nos balanços da instituição financeira serão apenas pontuais.


Senado convoca presidentes do Banco Central e da Caixa

A Comissão de Constituição e Justiça convocou os presidentes do Banco Central, Henrique Meirelles, e da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, para prestar depoimentos sobre o empréstimo feito pelo governo ao banco. O requerimento é de autoria de Antonio Carlos Júnior do Democratas da Bahia.

Ações entram em queda livre

As ações do Banco saíram lideram a lista de maiores baixas do mercado. Após a notícia de aporte no Panamericano, o início dos negócios com as ações do banco foi adiado em mais de uma hora na Bolsa. A queda é (até agora) de 34,42%.

http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A4/2C2F/4D2B/012C/3758/27E5/6FFF/numerosPanAmericano.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário