quinta-feira, 22 de julho de 2010

As vantagens de ver a versão americana do Big Brother

Pela 1° vez tenho a oportunidade de acompanhar uma versão internacional do Big Brother, mais precisamente a 12° temporada da edição americana do reality. As diferenças entre show americano e o brasileiro são várias, quase todas dando vantagem aos estrangeiros.

Baixe os episódios já exibidos do programa

As vantangens que citarei da versão americana são técnicas e dificilmente seriam aceitas pelo público brasileiro, então vale destacar que o nosso BBB é comandado com maestria por toda a equipe do diretor Boninho e mostra o que o nosso público tem interesse em ver. Afinal, nosso mundinho televisivo gira em torno dos números de audiência.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/0/00/BB12LowRes.png

A maior diferença, sem dúvidas, é a forma de eliminação. Os americanos não eliminam ninguém, os próprios participantes que se eliminam entre si. Não há vantagem em ter uma história sofrida, ser uma pessoa do bem o tempo inteiro... O jogo é quem define os votos. Na 1° semana, a casa já está dividida com as mais diversas alianças. Os participantes tem orgulho de ir no confessionário para revelar que mentem, algo que certamente renderia a eliminação em terras tupiniquins.

A edição também se concentra apenas no jogo, dá para sentir falta dos generosos closes que o Big Brother Brasil usa e abusa. O corpo dos participantes raramente entra na ágil edição que é feita. Os episódios que duram cerca de 45 minutos conseguem deixar o telespectador bem dentro da rotina dos participantes.

O grande diferencial dessa 12° edição foi a presença de um sabotador na casa, um participante que não tem o desejo de ganhar o prêmio. Apenas foi colocado para atrapalhar os planos de todos os seus concorrentes. Ideia genial.

Até que poderia me aprofundar mais no BB USA, mas acabaria revelando spoilers aos leitores que ainda não assistiram a atração. Você pode baixar os episódios já legendados no link que está entre os 2 parágrafos iniciais deste artigo. Eu recomendo que, se possível, você baixe agora.

Ah! Deixando a imparcialidade de lado, vou confessar aqui que torço pela Rachel.

2 comentários:

  1. Bom texto, no entanto percebo que falta para você um pouco de referência nesse formato televisivo. Ao falar de idéia genial acabou esquecendo o formato, que na minha humilde opinião é o melhor RS, The Mole.

    Nesse Reality Show a premissa é justamente a existencia de um saboteador.

    Caso realmente goste de televisão indico que assista mais os conteúdos internacionais, não apenas os americanos, latinos e ingleses, mas sim os canais africanos, indianos, japoneses, canadenses, entre outros.

    Realize leituras de bons livros sobre televisão.

    Sucesso

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, é complicado se ter acesso de programas de países como os que você citou. Até mesmo pela internet.

    Devido a todos os compromissos, mal dá tempo de acompanhar a programação brasileira e americana. Tks pelas dicas, irei tentar as seguir.

    ResponderExcluir