domingo, 26 de dezembro de 2010

As notícias que marcaram 2010

Resumir tudo de mais importante que ocorreu durante um ano inteiro em apenas 10 notícias não chega a ser simples, mas a grande maioria dos editores de sites e blogs fazem isso a cada final de dezembro. O Código News não poderia ser a exceção e também elabora sua lista com os 10 fatos que marcaram 2010 no Brasil e no mundo.

10. Vazamento no Golfo do México



http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9d/Deepwater_Horizon_offshore_drilling_unit_on_fire_2010.jpg/800px-Deepwater_Horizon_offshore_drilling_unit_on_fire_2010.jpg

Às 22h do dia 20 de abril houve uma gigantesca explosão no Golfo do México. Onze funcionários da empresa British Petroleum ficaram desaparecidos no acidente. Isso já seria uma grande tragédia, mas os efeitos da explosão não iriam parar nisso. Formou-se uma gigantesca mancha de petróleo do tamanho de Porto Rico e que demorou meses até ser dissipada.

9. Caso Glauco e Caso Mércia
O cartunista Glauco Vilas Boas foi assassinado no sítio onde morava na Grande São Paulo. Ele morreu junto com o filho Raoni, ambos baleados pelo estudante Carlos Ari Sundfeld Nunes, de 24 anos, o Cadu. Cadu era usuário de drogas e usuário do Santo Daime (alucinógeno usado pelos membros da seita fundada por Glauco). O estudante percorreu as extensões completas de São Paulo e Paraná tentando fugir do Brasil, mas foi pego pela Polícia Federal em Foz do Iguaçu. Hoje, Cadu está em um manicômio.

Outro crime que também mobilizou a opinião pública foi o desaparecimento e posteriormente, a confirmação do assassinato da advogada Mércia Nakashima. Mércia foi jogada dentro de seu carro em uma represa da Grande São Paulo. Seu corpo só viria a ser encontrado quase 1 mês depois do sumiço. O ex-marido de Mércia, Mizael Bispo, é o principal suspeito.

8. Deslizamentos em Angra
2010 já começou com o Brasil chorando uma tragédia. Na primeira madrugada do ano, deslizamentos de terra em Angra dos Reis deixaram 50 mortos. Entre elas a da filha dos donos da Pousada Sankay (onde aconteceu o maior desabamento), Yumi Faraci de 18 ano e um casal de amigos dela, que ficaram sob os escombros. Os donos da pousada e pais de Yumi conseguiram escapar.


7. Mineiros do Chile
A maior operação de resgate já feita na história emocionou o mundo. 33 homens presos numa mina no interior do Chile: O cenário que parecia perfeito para uma tragédia foi palco de uma das maiores provações da resistência humana já vistas até hoje. Após 3 meses confinados, os homens foram resgatados em uma operação inédita.

6. Wikileaks
Os segredos da diplomacia mundial nunca ficaram tão expostos quanto em 2010. A criação do site Wikileaks constrangeu os Estados Unidos e revelou o que a maior potência do planeta realmente pensa. O criador do site, Julian Assange, chegou até a ser preso.

5. Julgamento dos Nardoni

http://sobretudo.org/wp/wp-content/uploads/2010/03/O-casal-Nardoni-foi-condenado-pela-morte-de-Isabella..jpg 
Na porta do fórum, multidão festeja a condenação dos Nardoni

O crime que chocou o Brasil em 2008 teve seu desfecho em 2010. Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá foram considerados culpados pela morte da menina Isabella. O júri que demorou 1 semana para ter seu desfecho mobilizou a opinião pública de forma similar ao que havia acontecido após a morte da garota.

4. O Rio submerso
Chuvas torrenciais como nunca antes havia sido visto deixam a cidade maravilhosa em caos. Alagamentos, desabamentos e um cenário aterrorizante foram deixados para trás pelo temporal. Nesse altura, o número de mortes já passava de 100.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMfhgc3SGcWdxsPR3DSUjSZt68TnaphCDYmXHtdNaxitYzyb3mFd-awZCR_YxjJrU3N7Znh_8BDn1Og9kyKgW7lM5PL9IEsx82Q9_PWv6q3ddBSfCjTMfHUfa7G_vZ5fvFYYFn7mW-7jW-/s1600/Morro+do+Bumba.jpg 

Quando tudo dava a indicar que a tragédia havia cessado, a Morro do Bumba desaba. Foram dias de buscas até todos os corpos serem resgatados em meio aos destroços do que havia ali. O número total de mortos chegou a 261. Bem superior ao número de vítimas de catástrofe similar que o estado de Santa Catarina viveu em 2009.

3. Terremoto no Haiti
Um tremor de 7 graus na escala Richter foi o suficiente para varrer do mapa o mais pobre país da América Latina. O Haiti chorou mais de 230.000 mortos, número similar ao da Tsunami de 2004 na Indonésia e que era até então a maior tragédia natural da história.

Hoje, quase 1 ano depois, o país ainda luta para se reconstruir.

2. Caso Eliza e invasão do Complexo do Alemão

http://www.jornalstylo.com.br/images/noticia/20101220164239_b.jpg?KeepThis=true 
Goleiro Bruno ainda está preso em Minas Gerais

Fatos marcantes que pararam o país de maneiras diferentes e merecem dividir o posto de segunda notícia mais importante do ano.

Em pleno mês da Copa do Mundo, o Brasil voltou os seus olhos a um atleta que não estava no Mundial. O goleiro Bruno foi preso acusado de ser o assassino de Eliza Samúdio, sua ex-namorada. Os restos mortais de Eliza teriam sido jogados aos cachorros da casa de Macarrão, amigo de Bruno e cúmplice do homicício. Até hoje, Bruno nega a as acusações. O corpo de Eliza jamais foi encontrado.

http://i1.ig.com/home/233/233/31/8542784.bandidos_fogem_da_vila_cruzeiro_279_652.jpg 
A fuga dos traficantes foi flagrada por helicópteros de emissoras de TV

Em novembro, foi a vez de inversão das manchetes. A polícia conseguiu dominar a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão na maior operação policial da história do Rio de Janeiro. Traficantes saíram em fuga após a invasão das tropas federais nas comunidades que eram das mais violentas do Rio.

1. Dilma Rousseff é eleita presidente
O Brasil elegeu sua primeira mulher presidente da república: Dilma Rousseff. Com 56% dos votos, Dilma bateu José Serra no 2° turno e se tornou a sucessora do presidente Lula. Ela já foi diplomada e receberá o cargo no dia 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário